OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

domingo, 27 de setembro de 2015

Eclipse da superlua:fenômeno poderá não ser visto no céu de Silvânia, devido a grande formação de nuvens.Quem observou a "saída" do astro celeste se encantou com a chamada Lua de Sangue.



Contagem regressiva para o eclipse da superlua

Quem perder o raro fenômeno terá que esperar até 2033 por nova oportunidade

por 


Em Paris, na França, o eclipse da superlua começa às 2h11 da madrugada de segunda-feira - CHARLES PLATIAU / REUTERS
RIO — Milhões de pessoas em todo o mundo aguardam, ansiosos, pelo raro fenômeno astronômico da noite deste domingo. Pela primeira vez em mais de 30 anos, um eclipse lunar total vai acontecer combinado com uma superlua. De acordo com a agência espacial americana, o evento poderá ser visto de toda a América Latina, Leste e Centro da América do Norte, Europa, África e parte do Oeste Asiático. E quem perder o espetáculo terá que esperar até 2033 para ter nova oportunidade.
— Como a órbita da Lua não é um círculo perfeito, em alguns momentos ela se aproxima mais da Terra — explica Noah Petro, cientista do projeto Lunar Reconnaissance Orbiter, da Nasa. — Quando a Lua está mais afastada, nós chamamos de apoastro, e quando está mais perto, de periastro. No dia 27, nós teremos uma lua cheia em periastro.
Traduzindo, por causa da maior proximidade com a Terra, a Lua aparece maior nos céus em cerca de 14%, e também 30% mais brilhante, em relação ao momento de apoastro, ou de maior afastamento.
E o eclipse total coloca um ingrediente especial no fenômeno. Por mais de uma hora, a sombra da Terra vai “engolir” a superlua, à medida que o planeta se deslocar entre o satélite e o Sol. E os dois fenômenos acontecendo simultaneamente é algo bastante raro, que acontece em intervalos de décadas. O último aconteceu em 1982.
— É apenas a dinâmica planetária. A órbita da Lua em torno da Terra é inclinada em relação ao eixo da Terra e o plano orbital de todas essas coisas se encontram algumas vezes — explica Petro. — É raro porque é algo que, talvez, uma geração inteira não viu.
O eclipse lunar total vai durar uma hora e 12 minutos. A sombra da Terra começará a cobrir a superlua às 21h11, pelo horário de Brasília, com o início da umbra previsto para 23h11.



Fonte:Reprodução/O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.