OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Superlua de Sangue, fenômeno astronômico visto pela última vez há mais de trinta anos, acontecerá no próximo dia 27/09/2015, domingo.


No próximo domingo (27), a partir das 23h11, um raro evento astronômico irá reunir um eclipse total lunar (quando a sombra da Terra encobre completamente a Lua) e uma Superlua (posição em que a Lua fica mais o mais próximo possível da Terra). O fenômeno não é visto há mais de 30 anos - o último registro foi em 1982 - e só irá se repetir em 2032.
Porque a lua adquire uma coloração avermelhada, o apelido “Lua de Sangue” é dado à união dos dois fenômenos. Isso aconteceu porque a radiação solar atravessa a atmosfera da Terra e é filtrada, se tornando menos intensa. Dessa forma o espectro perde luz azul e fica carregado com luz vermelha, que é refletida na lua.
“A refração atmosférica da luz solar acontece da mesma forma no pôr do sol. Por isso ele tem tons de vermelho”, explica Gustavo Rojas, astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
A "Lua de Sangue" poderá ser vista a olho nu na noite do próximo domingo, nos céus de todo o Brasil. O eclipse total deve durar uma hora e doze minutos e o ápice do fenômeno será às 23h47, quando a Lua estará completamente dentro da sombra mais escura da Terra.
Para quem quiser acompanhar todas as fases, o eclipse se inicia às 21h12, quando a Lua começa a passar pela penumbra, começa a adquirir a coloração avermelhada às 23h11 e termina às 2h22.

Fonte:O Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.