OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Marco geodésico do IBGE, localizado na Praça Rui Barbosa (Praça do Moisés Santana) é retirado e danificado, durante as chamadas obras de revitalização daquele espaço público.

Foto,:Christiano Lobo.
Os marcos geodésicos são pontos com informações precisas de latitude, longitude e altitude.Juntos, formam o Sistema Geodésico Brasileiro, que é administrado pelo IBGE e possuem localização exata.

Informações ficam gravadas em uma pequena placa chumbada na parte superior do marco
Inclusive a advertência de que o mesmo é protegido por Lei.
Imagem ilustrativa.

São mais de setenta mil espalhados por todo o país.Existem marcos em locais como igrejas, cemitérios, quartéis, beiras de estrada, escolas e praças.

Os marcos geodésicos são pintados na cor laranja.
Imagem ilustrativa.

A construção de marcos geodésicos no Brasil começou nos anos 40, mas a maior parte da rede é dos anos 60 e 70.

O termo geodésico vem da palavra geodésia, ciência que estuda a forma, as dimensões, o campo de gravidade e a rotação da Terra. Assim, com sistemas de posicionamento por satélite, são construídos esses marcos, que, posteriormente, servirão como referência, já que é conhecida sua localização exata na superfície.

O Sistema Geodésico Brasileiro também é formado pela Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo, que reúne 123 marcos em dimensões maiores, com um GPS mais possante. Essas estruturas ficam geralmente dentro de universidades e instituições públicas, como a unidade do IBGE em Parada de Lucas, no Rio, e são capazes de transmitir informações de localização em tempo real, pela internet.

Na zona urbana de Silvânia, marcos geodésicos estão localizados em pontos como:Praça do Rosário, nos jardins do Instituto Auxiliadora, no gramado em frente ao prédio do Ginásio Anchieta, no Trevo e existia um localizado na Praca Rui Barbosa, que foi retirado.

No próprio marco geodésico, existe gravado além das informações precisas sobre latitude, longitude e altitude, a advertência com a frase: "PROTEGIDO POR LEI".

A proteção dos marcos geodésicos é fundamental para garantir que as coordenadas oficiais sejam utilizadas.

Todas as construções do município devem estar amarradas às coordenadas oficiais dos marcos geodésicos visando eliminar
inconsistências de referências e sobreposições de coordenadas em projetos distintos.

Marco geodésico do IBGE, danificado e retirado do ponto na Praça Rui Barbosa (Praça do Moisés Santana).
Foto:Christiano Lobo.
Desta forma, a retirada indiscriminada do referido marco geodésico na Praça Rui Barbosa, fere normas legais, causando entre outros, dano ao patrimônio público federal, e dano a referência de informações importantes.

Informações contidas no marco geodésico da Praça Rui Barbosa (Praça do Moisés Santana), foram destruidas.
Foto:Christiano Lobo.

PRIMEIRO, VOCÊ VÊ AQUI!
Depois...


BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE, REFERÊNCIA EM INFORMAÇÃO, INDISCUTIVELMENTE, VOCÊ BEM INFORMADO!

REPRODUÇÕES SÃO AUTORIZADAS DESDE QUE A FONTE DAS INFORMAÇÕES SEJA DIVULGADA

Um comentário:

  1. Realmente a ignorância e o despreparo de alguns são danosas tanto para si próprio quanto para a sociedade e no caso nosso quando esses estao em cargos de chefia e com poder de mando.Agora e ir atrás do IBGE para reparar o dano.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.