OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

terça-feira, 30 de abril de 2019

Estudante goiano (Silvaniense) tem trabalho publicado em Conferência sobre Energias Renováveis, na Espanha.

Uma plataforma digital que simula um motor elétrico otimizando máquinas industriais e auxilia na manutenção e operação das mesmas. Um estudo cientifico foi desenvolvido por um aluno do Instituto Federal de Goiás, de Itumbiara. Matheus Bueno tem 23 anos e sempre foi apaixonado por tecnologia. O estudante que cresceu na roça teve seu trabalho apresentado em na Conferência Internacional sobre Energias Renováveis e Qualidade de Energia, na Espanha e tem sido elogiado por acadêmicos por conta de suas pesquisas.
Bueno fez todo o Ensino Médio em Silvânia, no interior de Goiás. Por viver em fazendas, sempre teve familiaridades com o trabalho na roça logo se interessava pelas atividades rurais e por consequência disso, conseguiu uma vaga no curso de Engenharia Agrícola. "Fiz um ano no curso, mas acabei não gostando", revela o estudante. Não é que considerasse um curso ruim, mas acabou não se identificando com algumas coisas que aprendia. "Sempre gostei de eletrônica, tecnologia e coisas do tipo". Nos tempos livres o estudante gostava de desenvolver aplicativos e jogos. Também gostava de brincar com artes digitais e logo passou a dominar softwares de design gráfico. Esses "hobby's" deram base para o segundo curso que escolheu e permitiu que apresentasse o trabalho fora do Brasil: a engenharia elétrica.
A pesquisa de Matheus consiste no seguinte: você tem uma máquina agrícola, por exemplo. A plataforma que ele desenvolveu permite que você preveja possíveis erros, de modo que o aproveitamento desta maquina se tornaria maior. Caso o equipamento apresente algum problema, a plataforma pode ser utilizada para identifica-lo sem ter que passar por grandes manutenções. "Em alguns casos a maquina teria de ser trocada", salienta. Quando utilizada, a plataforma que Matheus desenvolveu pode evitar essa troca. "Podemos ver previamente como qualquer máquina pode ser melhor aproveitada na Indústria". Utilizando um aplicativo chamado Matlab, Matheus aplica os seus estudos. "Seria como se estivemos trabalhando com uma máquina real. Se eu fosse fazer essas alterações numa maquina real, gastaríamos muito dinheiro. Com o simulador, conseguimos fazer uma economia muito relevante.", afirmou.
O artigo apresentado teve o título "Study and Implementation of a Computational Platform to Drive a Switched Reluctance Motor 8x6 for Electric Vehicles Applications" (em português traduzido literalmente algo como: "Implementação de uma Plataforma Computacional para Acionamento de um Motor a Relutância Variável 8x6") e teve como orientação a colaboração do professor do Campus Itumbiara, Ghunter Paulo.
Matheus não quer parar. Ainda esta no sexto período e tem um bom caminho pela frente. Quando estava escrevendo esta matéria, consultei alguns outros profissionais e acadêmicos e mostrei o trabalho de Matheus: "é uma aplicação muito interessante. Esse cara é de Goiás?", surpreendiam-se alguns. O aluno que saiu da roça no interior do Estado e ia para a escola com o transporte municipal hoje tem seu trabalho exposto na Europa. A Conferência Internacional sobre Energias Renováveis acontece todos os anos desde 2003 e é uma dos maiores eventos aonde são discutidos soluções e alternativas de sustentabilidade e renovação no mundo.
Fonte:Reprodução/Diário de Goiás.

Curta e siga a página do Blog Olhar Cidadão Silvaniense, no Facebook, e também fique atualizado com as lives (vídeos ao vivo) que poderão ser produzidos e visualizados a qualquer momento.

PUBLICAÇÕES PODERÃO SER ATUALIZADAS A QUALQUER MOMENTO.

BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE, REFERÊNCIA EM INFORMAÇÃO, INDISCUTIVELMENTE, VOCÊ BEM INFORMADO!

COMENTÁRIOS QUE NÃO TENHAM O MÍNIMO DE RESPEITO, SERÃO DELETADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.