OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Ginásio Anchieta através de sua entidade mantenedora a Inspetoria São João Bosco, anuncia encerramento das atividades como Unidade Escolar Conveniada a partir de janeiro de 2020, em razão das novas diretrizes impostas pela Secretaria Estadual de Educação.

Foto: Christiano Lobo.
Após a doação de uma grande área rural a igreja católica, em agradecimento a uma graça recebida, o Ginásio Anchieta de Silvânia, teve sua construção iniciada em 1926, através da iniciativa do "Arcebispo da Instrução" Dom Emanuel, também responsável pela fundação e construção do Instituto Auxiliadora e do atual Aprendizado Marista Padre Lancisio.

Foto:Christiano Lobo.
As três instituições de ensino tiveram em grande parte uma parcela de responsabilidade no título de "Atenas de Goiás", ostentado por Bonfim/Silvânia, por várias e várias décadas.

Foto: Christiano Lobo.
Em 1929, ainda em construção, o colégio começou a funcionar.

No final de 1930, os padres Salesianos assumiram a direção do Ginásio Anchieta.

Em 1932, as irmãs Salesianas iniciaram as atividades no Instituto Auxiliadora.

Foto:Christiano Lobo.
Por dezenas de anos, alunos internos e externos estudaram no Ginásio Anchieta que por um longo período abrigou uma escola agrícola, inclusive com atividade filantrópica (abrigando também alunos pobres oferecendo ensino para aqueles que não tinham condições financeiras).

Foto: Christiano Lobo.
Além de Silvânia, cidades da região e dos mais longínquos cantos do estado de Goiás, alunos de diversos estados do país estudaram no Ginásio Anchieta, que foi importante na formação de várias gerações de médicos, engenheiros, juízes, promotores, advogados, professores, agrônomos, veterinários, agropecuaristas, entre tantos outros profissionais, Brasil afora.

Em meados de 1990, os Silvanienses, bem como a comunidade escolar do Ginásio Anchieta, foram abalados com a notícia de que toda a área do Ginásio Anchieta, consequentemente prédios e instalações, mata e área agrícola, seriam vendidos na época, para a Construtora ENCOL (que veio a falência pouco tempo depois).Vários manifestos entre eles uma passeata reportada por emissoras de televisão e jornais escritos da época, tiveram êxito em demover a idéia da venda da instituição que prosseguiu funcionando na sua forma original.

Nesta quinta-feira, 12/09/2019, a comunidade escolar do Ginásio Anchieta e os Silvanienses, foram mais uma vez abalados com a triste notícia do fechamento do Ginásio Anchieta.

Clique na imagem para ampliar e melhor visualizar.
Um ofício da Inspetoria São João Bosco, com data de 11 de setembro de 2019, destinado a Secretaria Estadual de Educação-SEDUC, informando que: "...em razão das novas diretrizes impostas pela Portaria SEDUC n° 2.507/2019, não irá renovar para o ano de 2020 o convênio educacional celebrado com essa d. Secretaria referente a cessão do seu espaço físico, encerrando suas atividades como Unidade Escolar Conveniada no final do corrente ano de 2019."

Conforme informações obtidas por nossa reportagem, a última negociação imposta a inspetoria pela Secretaria Estadual de Educação de Goiás, propõe o pagamento de 80% dos salários dos professores ou seja, se a unidade escolar tivesse 100 professores, o estado pagaria 80.Se eximindo assim, das demais despesas como: Outros funcionários, conservação do prédio, limpeza, livros, material em geral, lanche, água, energia elétrica, entre outras...

O lanche dos alunos ainda não teria sido fornecido pelo estado ao Ginásio Anchieta, neste ano de 2019.

Veja abaixo, vídeo feito por nossa reportagem no Ginásio Anchieta, nesta quinta-feira, 12:

Cabe agora, aos vereadores, prefeito, deputados estaduais, federais e senadores  mostrarem para o que foram eleitos pelos Silvanienses e moradores das cidades vizinhas e encamparem essa causa e reverterem a situação.

O Ginásio Anchieta, não pode fechar!

#caiadonaodeixeoginasioanchietafechar

Curta e siga a página do Blog Olhar Cidadão Silvaniense, no Facebook, e também fique atualizado com as lives (vídeos ao vivo) que poderão ser produzidos e visualizados a qualquer momento.

PRIMEIRO, VOCÊ VÊ AQUI!
Depois, vão reproduzir por aí, sem citar a fonte das informações.

PUBLICAÇÕES PODERÃO SER ATUALIZADAS A QUALQUER MOMENTO.

BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE, REFERÊNCIA EM INFORMAÇÃO, INDISCUTIVELMENTE, VOCÊ BEM INFORMADO!

REPRODUÇÕES SÃO AUTORIZADAS DESDE QUE A FONTE DAS INFORMAÇÕES SEJA DIVULGADA.

NOSSAS PUBLICAÇÕES VEM SENDO REPRODUZIDAS SEM QUE SE TENHA O CARÁTER E O PROFISSIONALISMO DE CITAR A FONTE:
BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE.

COMENTÁRIOS QUE NÃO TENHAM O MÍNIMO DE RESPEITO, SERÃO DELETADOS

Um comentário:

  1. Mesmo atrasado venho aqui me solidarizar com a população de silvania em prol da manutenção do NOSSO ginásio Anchieta pela referência na educação do centro oeste brasileiro.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.