OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

sábado, 11 de março de 2017

Luziânia:Entregador morre com suspeita de contaminação por doença do pombo.

David Santos, 34, ficou internado em Luziânia e morreu em hospital do DF. Secretaria de Saúde diz que laudo com causas da morte sairá em 30 dias.


Do G1 GO
O entregador David Francisco dos Santos, de 34 anos, morreu com suspeita por infecção por histoplasmose, mais conhecida como doença do pombo. Morador de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, ele ficou alguns dias internado na cidade e, quando o quadro se agravou, foi transferido para um hospital no Gamax (DF). Lá, apesar do tratamento, não resistiu.

Esposa de David, a funcionária pública Cléia dos Santos conta que o homem procurou atendimento médico após ficar cerca de dois meses com sintomas parecidos com o de uma gripe. “A médica pediu uma ressonância magnética, que constatou que ele estava com a doença do pombo”, afirma.
Cléia conta que, cinco meses antes de ficar doente, era comum que o marido entregasse mercadorias em galpões. Ela suspeita que, em um desses locais, ele pode ter sido contaminado. “Ele sempre falava que os galpões eram muito empoeirados, com muitos pombos nos telhados, cujas fezes se espalhavam pelas paredes”, lembra.
David foi internado e, com a piora no quadro de saúde, foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional do Gama. Na semana passada, ele morreu. O atestado de óbito apontou que a causa da morte foi uma pneumonia, que pode ter sido uma complicação da histoplasmose.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que as causas da morte do paciente são investigadas e um laudo deve ficar pronto dentro de 30 dias.

G1 também entrou em contato com as secretarias Municipal de Saúde de Luziâniax e Estadual de Goiás, na quarta-feira (8), para saber se há registros da doença, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
David deixou um filho de três anos. A esposa dele lamenta o fato dele não ter procurado tratamento logo que começou a sentir os sintomas. “Qualquer pessoa está sujeita a pegar a doença. Então, todos devem ter mais cuidado e, assim que sentir falta de ar, tosse, dor nas juntas, cansaço, procurem um médico. Não fiquem perdendo tempo”, disse Cléia.
Contaminação
A doença é transmitida pelas fezes das aves e a contaminação ocorre pelas vias respiratórias. Segundo a infectologista Eliane Bicudo, os fungos vão direto para os pulmões. “Podem ser geradas alergias de pele, coceira e alergias respiratórias, podendo ser elevadas a asma, sinusite e rinite. Mas também pode gerar doenças infecciosas, que são aquelas como pneumonias”, explicou.
O veterinário Álvaro de Carvalho alerta que os pombos costumam procurar abrigos nos telhados das casas, então, na hora de fazer a limpeza das fezes, os moradores precisam tomar alguns cuidados. “Na época da seca os riscos aumentam, pois o correto é molhar a área para que esse pó não suba e a pessoa não inale. Assim, deve-se lavar o ambiente”, diz.
Histoplasmose é transmitida pelas fezes de pombos, alertam especialistas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Histoplasmose é transmitida por fezes de pombos, dizem especialistas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Fonte:Reprodução/G1goias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.