OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Cidadãos e consequentemente usuários da SANEAGO, indignados com o fato da empresa estar coletando água de represa abastecida pelo "poluído" Córrego Lavapés, e que está sendo transportada e depositada na captação no Córrego Caidor, para abastecimento da cidade de Silvânia.

Caminhão tanque contratado pela SANEAGO,
abastecendo no Viveiro Municipal, nesta terça-feira, 17/10/2017.
Clique na imagem para ampliação e melhor visualização.
Foto Christiano Lobo.
Nossa reportagem tem sido acionada nos dois últimos dias, por vários cidadãos Silvanienses, e consequentemente usuários da SANEAGO, solicitando a produção de matéria sobre o fato da empresa estar coletando água de uma represa (abastecida pelas águas do Córrego Lavapés), localizada às margens da GO-139, na saída para a Região do João de Deus.


Clique na imagem para ampliação e melhor visualização.
Foto: Christiano Lobo.
Todos foram unânimes em questionar a qualidade da água, uma vez que é de conhecimento público que frequentemente é lançado esgoto sanitário no leito do referido curso d'água, seja através dos vazamentos constantes na tubulação da rede de esgoto, seja através das ligações clandestinas de esgoto sanitário que são jogadas na rede de captação de água pluvial (água das chuvas).

Clique na imagem para ampliação e melhor visualização.
Foto: Christiano Lobo.
Dois caminhões tanques contratados pela SANEAGO, estão transportando água captada da referida represa que é bombeada para o Viveiro Municipal, onde os caminhões estacionam e enchem seus tanques dando dezenas de viagens por dia, com destino a captação de água, onde é adicionada com a água do Córrego Caidor, em seguida, e conduzida para a Estação de Tratamento de Água, e posteriormente encaminhada para os imóveis na cidade.
Clique na imagem para ampliação e melhor visualização.
Foto: Christiano Lobo.
Existe a sugestão para que a empresa ao invés de coletar a água do Córrego Lavapés, que colete água de cursos d'água existentes em propriedades localizadas próximo às margens da rodovia GO-010, a cerca de oito ou dez quilômetros da captação no Córrego Caidor, ou ainda de outros cursos d'água existentes nas proximidades do Córrego Caidor.

A empresa SANEAGO, é detentora de uma concessão da Prefeitura Municipal de Silvânia, para exploração dos serviços de água e esgoto no município com duração de aproximadamente vinte anos.

O assunto "água coletada do Córrego Lavapés" foi amplamente debatido na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Silvânia, na tarde desta terça-feira, 17/10.

Nossa reportagem entrou em contato com a direção da SANEAGO, em Silvânia, minutos antes da publicação desta matéria para manifestação sobre o assunto, porém, não obtivemos êxito.

O espaço fica a disposição da SANEAGO, para esclarecimentos.

Acima de tudo, se faz urgente e importante a preservação dos recursos hídricos do município, como rios, córregos, e demais leitos d'água.A desapropriação de propriedades rurais localizadas as margens do Córrego Caidor e a criação de um parque de proteção ambiental com o replantio de espécies nativas do Cerrado é essencial para a manutenção do fornecimento de água potável para a cidade de Silvânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.