OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

Club de tiro Pantera Negra II

Club de tiro Pantera Negra II
Club de tiro Pantera Negra II

supermercadomaracana

supermercadomaracana
supermercadomaracana

ferragistamaracana

ferragistamaracana
ferragistamaracana

Transportadora Brenner

Transportadora Brenner
Transportadora Brenner

Flor do Cerrado

Flor do Cerrado
Flor do Cerrado

centro automotivo ednaldo

centro automotivo ednaldo
centro automotivo do Ednaldo

Grupo 5

Grupo 5
Grupo 5

Ki-FRIO

Ki-FRIO
Ki-FRIO

SUPERMERCADO SIQUEIRA

SUPERMERCADO SIQUEIRA
SUPERMERCADO SIQUEIRA

anuncio

anuncio
anuncio

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Ferrovia Norte-Sul é marcada por denúncias de cartel, lavagem de dinheiro e crimes de licitação.

Notícias

Desde que a presidente afastada Dilma Rousseff inaugurou trecho entre Palmas e Anápolis, em 2014, apenas um transporte de carga foi realizado pela ferrovia a partir de Goiás
Diomício Gomes

Da locomotiva as autoridades acenavam, era chegada a hora de promover logística exportadora mais competitiva, reduzir custos e induzir maior ocupação econômica no Cerrado. Foram 27 anos da retomada das obras à conclusão da Ferrovia Norte-Sul até Anápolis. Mas de 22 de maio de 2014, quando a presidente afastada Dilma Rousseff inaugurou o trecho goiano, apenas três transportes, sendo um de carga, ocorreu a partir dali e as incertezas continuam.

Neste período, o que mais aconteceu foram sequentes denúncias de cartel, lavagem de dinheiro e crimes de licitação referentes às obras em Goiás. O primeiro uso foi em abril de 2015, com o transporte de 18 locomotivas da operadora VLI. Oito meses depois, a primeira e única carga – 26 mil toneladas de farelo de soja da Granol – seguiu para o Porto de Itaqui (MA). Este ano, uma locomotiva da VLI também passou pelo trecho goiano.
Crise econômica, falta de regulamentação clara, desvios e uma série de fatores como estrutura nos portos e preço do frete somam-se em uma conta que afasta a demanda da malha a partir de Goiás. Cálculo complexo quando se considera que na mesma ferrovia em seu tramo norte as cargas transportadas aumentaram 24% no último ano, segundo relatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
No tramo sul, entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), a concessão é da Valec – que cuida da gestão da circulação dos trens e manutenção. Por meio de nota, a estatal explica que o trecho está em plenas condições operacionais e com licenças de operação concedidas pela ANTT e pelo Ibama em 2015. Porém o transporte depende da iniciativa privada, de negociações comerciais entre os operadores logísticos e os donos de cargas.
Segundo a Valec, estão previstas novas viagens para este ano, tanto da Granol quanto do Porto Seco Centro-Oeste, com origem na cidade goiana. A estatal informa ainda que está em processo de negociação o transporte de contêineres por uma operadora ferroviária de Minas Gerais. Procuradas, as empresas informaram que há apenas a expectativa, mas sem previsão de data para o efetivo uso, novamente, pontual.
Histórico da linha férrea
Histórico da linha férrea

Fonte: Reprodução/O Popular

0 comments:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga e curta a página do Blog Olhar Cidadão Silvaniense no Facebook para se manter atualizado. Acompanhe também nossas transmissões ao vivo, que podem ser realizadas e visualizadas a qualquer momento.

Nossas publicações podem ser atualizadas a qualquer hora. Comentários que não atendam aos critérios mínimos de respeito serão excluídos, e os responsáveis, banidos.

As opiniões expressas nos comentários em nossas redes sociais são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição do blog.

Leia e interprete o conteúdo com atenção antes de comentar, evitando assim mal-entendidos.

Blog Olhar Cidadão Silvaniense: há quase 10 anos, sendo referência em informação e utilidade pública. Garantimos uma cobertura informativa diferenciada, para que você esteja sempre bem informado.