OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

domingo, 13 de agosto de 2023

RIO PIRACANJUBA.Biólogo Silvaniense se emociona após se deparar neste sábado, 12/8/2023, com a situação de degradação do rio que nasce e corta grande parte do município de Silvânia.


O Biólogo Silvaniense Ricardo Brenner, se emocionou neste sábado, 12/8/2023, após se deparar com a situação de degradação do rio que nasce e corta grande parte do município de Silvânia, o Rio Piracanjuba.

Ricardo contou a nossa reportagem que neste sábado, foi até a propriedade de um amigo na Região do João de Deus, que margeia o Rio Piracanjuba, para pescar em tanques de peixes, e ao se aproximar do leito do rio sentiu uma tristeza muito grande ao se deparar com a situação em que se encontra o curso d'água e seus barrancos.

Ricardo relata que não conseguiu conter a emoção ao se deparar com o pouco volume de água, a água barrenta, muita lama e a situação em que se encontra os barrancos.

Veja vídeos captados pelo Biólogo Silvaniense Ricardo Brenner, neste sábado, 12, no Rio Piracanjuba, Região do João de Deus, em Silvânia:



Profissão biólogo 

Vale ressaltar que o biólogo, profissão do Silvaniense Ricardo Brenner, é um profissional formado em curso superior de Biologia – ciência que estuda a vida e os organismos vivos, sua estrutura, crescimento, funcionamento, reprodução, origem, evolução, distribuição, bem como suas relações com o ambiente e entre si.

Tentativas de preservar o Rio Piracanjuba não tiveram êxito 

No ano de 2007, após forte clamor popular e repercussão, inclusive com superlotação de populares, do plenário da Câmara Municipal de Silvânia, um projeto de propositura do então vereador Cleto Gonçalves, colocava a bacia do Rio Piracanjuba no município de Silvânia, como área de APP-Preservação Ambiental Permanente, visando futura captação de água potável para o município, proibindo a dragagem e extração de areia e intervenções similares.

O também então vereador Bolivar Fernandes, fez uma emenda ao projeto onde se permitia a dragagem por sete anos, findando em dezembro de 2014, cessando a extração, onde então, a emenda foi aprovada.

Em 2014, o então prefeito José Faleiro, baixou um Decreto Municipal, que entre outros atos, derrubava o projeto do vereador Cleto Gonçalves, e consequentemente a emenda ao mesmo, do vereador Bolivar Fernandes, além de proibir a pesca no período da Piracema, porém, permitindo a dragagem no referido rio, neste mesmo período.

O então vereador Valdir Pretão, apresentou em 2015, projeto para derrubar o Decreto do Executivo, o mesmo foi votado e não passou.

Em 2016, o vereador Valdir Pretão, reapresentou o projeto que foi mais uma vez rejeitado pela maioria dos vereadores na data de 03/05/2016.

Operação da Delegacia Estadual do Meio Ambiente

Em 2018, o Delegado Titular da Delegacia Estadual do Meio Ambiente, Luziano Carvalho, após dois meses de investigações, deflagrou uma operação que resultou em oito procedimentos, indiciando 13 pessoas, após fiscalização em 40 km do rio na região de Vianópolis e Silvânia.

Na época, segundo a polícia, em alguns pontos, danos ambientais poderiam ser irreversíveis. Areia era retirada por dragas e vendida no Distrito Federal.

Morte lenta e agonizante

Fato é que o Rio Piracanjuba morre lentamente e agoniza ao longo do tempo.

A ambição desregrada por acumular fortuna e a falta de consciência ambiental sempre vitimaram esse importante rio que nasce no município de Silvânia próximo a divisa com Anápolis, corta os municípios de Gameleira de Goiás, Silvânia, Vianópolis e desagua no Rio Corumbá em Orizona, próximo a Pires do Rio.

Gerações futuras 

Infelizmente no ritmo de degradação em que se encontra, as gerações futuras não conhecerão as belezas do Rio Piracanjuba, como tivemos a oportunidade de um dia, conhecer.

Será que verão pelo menos um filete de água correndo no leito do que um dia foi o grande Rio Piracanjuba, onde no passado, foi possível pescar peixes grandes como o Dourado, por exemplo?

Triste realidade. 

A natureza oferece e cobra um alto preço pelas agressões. 

Caixão não tem gaveta. 

Da justiça divina não haverá escapatória.

          BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE:

                  INFORMAÇÃO COM CONFIANÇA,

                CREDIBILIDADE E  IMPARCIALIDADE!

                     A FAVOR DO CIDADÃO DE BEM.


CURTA E SIGA A PÁGINA DO BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE , NO FACEBOOK , E TAMBÉM FIQUE ATUALIZADO COM AS LIVES (VÍDEOS AO VIVO ) QUE PODERÃO SER PRODUZIDOS E VISUALIZADOS A QUALQUER MOMENTO.

PUBLICAÇÕES PODERÃO SER ATUALIZADAS A QUALQUER MOMENTO.

COMENTÁRIOS NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK QUE NÃO TENHAM O MÍNIMO DE RESPEITO, SERÃO DELETADOS E O AUTOR SERA BANIDO!

AS OPINIÕES EXPRESSAS NOS COMENTÁRIOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS NÃO REPRESENTAM NECESSARIAMENTE O PENSAMENTO DO BLOG. 

LEIA E INTERPRETE TODO O TEXTO COM ATENÇÃO, PARA NÃO PASSAR VERGONHA NOS COMENTÁRIOS.

BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE,
HÁ MAIS DE OITO ANOS, REFERÊNCIA EM INFORMAÇÃO, UTILIDADE PÚBLICA, INDISCUTIVELMENTE, VOCÊ BEM INFORMADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.