Jakson Burille, Formador Operacional formando recrutas em Silvânia. |
- Contribuir para adensar a cobertura do território nacional em serviços de combate a incêndio, proteção, salvamento e socorro a pessoas mediante a instalação e manutenção de Corpos de Sapadores-Bombeiros.
- Estimular o voluntariado e promover a qualificação como "Sapador-Bombeiro", cidadão empenhado na prestação e gestão desses serviços.
- Promover e apoiar ações visando a segurança, garantias, seguridade social, incentivo, bem-estar e valorização dos voluntários.
- Promover a planificação das características e dos riscos existentes nas áreas de atuação das unidades de Sapadores-Bombeiros.
- Capacitar cidadãos em geral, portadores de deficiência, crianças, adolescentes e jovens para atuar eficazmente ao ser testemunha ou vítima de emergência ou desastre.
*Socorrismo cidadão (primeiros socorros;
*Salvamento em altura;
*Resgate veicular.
No último final de semana foi realizado em Silvânia, um curso de salvamento em altura (SDA-Sacola de Altura) que foi dado a 6 recrutas da Unidade.Os recrutas descobriram o conteúdo da sacola e fizeram o conjunto de manobras, começando pela mais simples (proteção contra quedas), seguida de salvamento de uma vítima pelo exterior com pontos fixos estruturais e em seguida com pontos fixos humanos. Para terminar, os alunos fizeram salvamento em escavação.
As técnicas do SDA fazem parte do conhecimento de tronco comum, ou seja, o que todos os Sapadores-Bombeiros devem saber fazer, em urgência. Assim, todos os alunos fizeram o salvamento de uma vítima pelo exterior com ponto fixo humano em menos de 5 min desde a chegada junto à vítima, incluindo a retirada do equipamento da sacola, instalação, preparação e descida da vítima para local seguro.
Formação de socorro em altura na Praça do Rosário, em Silvânia. |
Formação de socorro em altura na Praça do Rosário. |
Formação de socorro em altura na Praça do Rosário. |
Formador Operacional Jakson Burille e recrutas dos Sapadores Bombeiros, de Silvânia. |
Os Sapadores Bombeiros (Sapeur Pompiers), surgiram na França desde a época de Napoleão Bonaparte, e se expandiram por vários países.
A área de atuação dos Sapadores Bombeiros, vai muito além do que se imagina, em um incêndio em uma residência, por exemplo, após combater e rescaldar o local, os Sapadores Bombeiros, promovem o escoramento de paredes, a cobertura com lona do imóvel, e promove um trabalho social com as vítimas.
Os Bombeiros Sapadores necessitam da colaboração de comerciantes, empresários, autoridades, com doações, para que o trabalho possa continuar.Colabore!
O Poder Público Municipal dentre tantas formas de contribuir, poderia doar um veículo em comodato para os Bombeiros Sapadores, em Silvânia, por exemplo.
Em Silvânia, os Bombeiros Sapadores estão formando recrutas na sede do SAMU, de Silvânia.
As corporações voluntárias no Brasil, surgiram no sul do País, há mais de 120 anos, e são exemplos e referência para as demais regiões.
Quer saber mais sobre os Sapadores Bombeiros?
Clique no link:http://www.ansb-brasil.org
Abaixo, imagens dos Sapadores Bombeiros em ação, em combate a queimadas no Setor Sul e no Ginásio Anchieta, em Silvânia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.