OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

terça-feira, 22 de março de 2016

22 de março.Dia Mundial da água.

Por que é preciso existir um Dia Mundial da Água?

Essencial para a vida na terra, apenas 0,77% da água disponível em lagos, rios e aquíferos pode ser utilizada para o consumo do homem, apontam estimativas. Porém, o recurso não está distribuído igualmente pelo mundo e muita gente ainda sofre com a escassez. O aquecimento global, o desperdício, conflitos e a poluição só aumentam a crise no planeta. Frente a tais problemas e visto a urgente necessidade de proteger este patrimônio da humanidade, foi criado o Dia Mundial da Água.
Dia-Mundial-da-Água
A data de 22 de março foi escolhida pela ONU, em 1992, para celebrar a água e ampliar os debates em torno do consumo consciente e da garantia do abastecimento para todos.

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas foi além e fez uma nova declaração, por meio da Resolução A/RES/64/292, que reconhece a água potável e o saneamento básico como um dos direitos do ser humano. As informações são do site Brasil Escola.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Na mesma ocasião, quando foi estabelecido o Dia Mundial da Água, a organização também apresentou a Declaração Universal dos Direitos da Água. Se você ainda não conhece, o Brasil Escola publicou alguns trechos do documento. Confira a seguir, na íntegra:
1– A água faz parte do patrimônio do planeta;
2– A água é a seiva do nosso planeta;
3– Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4– O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5– A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6– A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7– A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
8– A utilização da água implica respeito à lei;
9– A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10– O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Para preservar a água, é preciso do esforço de cada um de nós. Que tenhamos um Dia Mundial da Água que possa sempre ser comemorado. Vamos fazer a nossa parte?

Fonte:Reprodução/DECA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.