Quem passa pelos rios e corregos de Goiânia e Região Metropolitana, infelizmente, se depara com o forte mau cheiro além dos demais poluentes que tem matado aos poucos aqueles cursos d'água.Fato revoltante, ver uma importante fonte de água, ambientes que no passado foram refúgio de peixes, animais, flora do Cerrado se degradando em um municipio, capital do Estado, onde vivem 1,4 milhões de habitantes, sem contar as outras milhares de pessoas que passam por Goiânia diariamente.
Mais revoltante ainda é saber que em um município com 22.245 (vinte e duas mil, duzentas e quarenta e cinco) pessoas, estamos falando de Silvânia, em pleno ano de 2023, se permita que milhares de litros de esgoto sanitário crú, sejam lançados nos cursos d'água que margeiam a zona urbana de Silvânia, diariamente.
Ações do Ministério Público, através do seu então Promotor de Justiça, na Comarca Dr. Carlos Luiz Wolff de Pina, e acatadas pelo Poder Judiciário, obrigando a SANEAGO, a tomar medidas que evitassem a devida poluição, entre elas a instalação de geradores nas ETES-Elevatórias de Tratamento de Esgoto da SANEAGO, foram tomadas, porém, a empresa do governo do Estado, que detém a concessão da exploração dos serviços de fornecimento de água tratada e tratamento do esgoto sanitário, segue cometendo danos ambientais graves, causando a poluição dos nossos rios e corregos.
No Córrego Pedrinhas, que divide os bairros de Santo Antônio e Pedrinhas, abaixo das chamadas represas do Padre Januário, abaixo da ETE, um extravasor, cano com cerca de 150 a 200 milímetros de circunferência, segundo relato de um de nossos interleitores que nos enviou neste sábado, 9/9/2023, imagens registradas por ele em um vídeo, há pelo menos quatro dias, o esgoto sanitário crú, está sendo lançado naquele córrego.
Veja vídeo do esgoto sanitário crú sendo lançado no Corrego Pedrinhas, em Silvânia, abaixo :
Situação absurda e mais absurdo ainda permitir que este fato continue se repetindo ao longo do tempo, após sucessivas administrações, em Silvânia.
A Prefeitura Municipal de Silvânia, sem condições morais e de logística para assumir os serviços de fornecimento de água tratada e tratamento do esgoto sanitário no município, segue inerte sem cumprir com suas obrigações de fiscalizar e punir esse, e tantos outros crimes ambientais que diariamente acontecem na zona urbana e na zona rural do município, enquanto o contrato de concessão segue vencido, não renovado, muito menos cancelado.
Esgotos sanitários clandestinos seguem sendo jogados nas galerias pluviais na cidade que tem como destino final os cursos d'água, ao tempo em que milhares de litros de esgoto sanitário crú, seguem sendo jogados no leito de nossos córregos e rios, provocando grave crime ambiental.
Que meio ambiente estamos deixando para as gerações futuras?
Alô Prefeitura de Silvânia, Alô Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alô Departamento de Fiscalização e Posturas Municipal, o cidadão Silvaniense, está na bronca!
INFORMAÇÃO COM CONFIANÇA,
CREDIBILIDADE E IMPARCIALIDADE!
A FAVOR DO CIDADÃO DE BEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.