Uma audiência pública que vai discutir "soltar foguetes:tradição cultural, meio ambiente e respeito a vida", será realizada nesta quinta-feira, 23/10/2025, as 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal Osmar José de Souza, em Silvânia.
A queima de fogos, sobretudo, aquela que produz alto impacto ou efeito de tiro tem sido proibida em milhares de municípios brasileiros através de leis aprovadas nas câmaras de vereadores devido aos transtornos causados a pessoas portadoras de hipersensibilidade auditiva, no transtorno do espectro autista, crianças, idosos, pessoas com deficiência e animais.
Grande parcela de Silvanienses defende que a Câmara de vereadores de Silvânia, assim como fez a Câmara de vereadores de Vianópolis, aprove Lei que proiba fogos de artifício com estampidos, efeitos de tiro, tiros provocados por cravinotes e similares, desta forma se pretende evitar os malefícios causados pelos efeitos ruidosos da queima de fogos às pessoas com hipersensibilidade auditiva, no transtorno do espectro autista, crianças, idosos e pessoas com deficiência, acamados, além dos animais, e que somente será autorizada a pirotecnia silenciosa, somente com efeitos visuais.
Os transtornos causados com a queima de fogos agravam problemas de saúde física e mental e até mortes de animais como cães e gatos.
Uma "tradição cultural" que causa problemas de saúde em centenas, milhares de pessoas deve continuar acontecendo mesmo trazendo estas consequências?
Uma Alvorada realizada com uma banda de música na carroceria de um caminhão percorrendo as ruas e avenidas da cidade não seria melhor, no lugar dos tiros?
Viver em sociedade significa ter direitos e deveres que garantem uma convivência harmoniosa, como o direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade. Esses direitos, como educação, saúde, moradia, trabalho e lazer, são protegidos pela Constituição e pelas leis, enquanto os deveres incluem o respeito às regras e a participação na vida comunitária.
Participe da Audiência Pública, nesta quinta-feira, você que conhece a realidade de pessoas portadoras de hipersensibilidade auditiva, no transtorno do espectro autista, crianças, idosos, pessoas com deficiência e animais, e faça valer a sua voz, o seu direito, enquanto cidadã, cidadão, e fale por aqueles que não tem voz.
INFORMAÇÃO COM CONFIANÇA,
CREDIBILIDADE E IMPARCIALIDADE!
A FAVOR DO CIDADÃO DE BEM.
A NOTÍCIA COM EXATIDÃO,
SEM MAQUIAGEM, EM PRIMEIRA MÃO.
ANUNCIE NO BLOG OLHAR CIDADÃO
SILVANIENSE, TODO MUNDO VÊ.

0 comments:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.