OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Operação HICSOS das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, nesta quarta-feira, 22/02/2017, contra o roubo de cargas, tem entre os alvos a cidade de Leopoldo de Bulhões, Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Bela Vista de Goiás, Alexânia, Morrinhos Campos Belos e o Distrito Federal..

Força-tarefa faz ação para combater roubo de cargas em Goiás e DF
Empresário encomendavam os crimes e revendiam produtos, diz polícia. Estimativa é que a quadrilha causou um prejuízo de R$ 30 milhões.
Vitor Santana, em Do G1 GO
Uma força-tarefa das polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar faz uma operação, denominada Hicsos, nesta quarta-feira (22) para combater o roubo de cargas de alto valor em Goiás e Distrito Federal. Segundo as investigações, empresários de várias áreas do comércio encomendavam os crimes e revendiam as cargas em seus estabelecimentos. A estimativa é que a quadrilha tenha dado um prejuízo de R$ 30 milhões.

São cumpridos 82 mandados judiciais, sendo 37 de prisão preventiva, 14 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento e 31 de busca e apreensão. Os alvos são as cidades de Goiânia, Anápolisx, Aparecida de Goiâniax, Trindade, Bela Vista, Leopoldo de Bulhões, Alexânia, Morrinhos, Campos Belos, além do Distrito Federal.
Segundo a força-tarefa, donos de supermercado, distribuidoras de alimentos e bebidas e até postos de combustíveis pagavam 50% do valor da carga para os criminosos. Após receberem a mercadoria, revendiam os produtos de origem ilegal.
Os criminosos chegavam a fazer falsas barreiras policiais, usando coletes de fiscalização e veículos equipados com sirene e giroflex. Eles paravam os caminhões e, caso se interessassem pela carga, anunciavam o assalto.
O grupo tinha equipamentos de alta tecnologia para evitar que o veículo fosse rastreado. Durante a operação, os policiais encontraram grande quantia em dinheiro e bloqueadores de sinais.
Os suspeitos vão responder pelos crimes de roubo qualificado, cárcere privado, lavagem de dinheiro, organização criminosa, tráfico de drogas e receptação.
Aumento dos crimes
O roubo e furto de cargas aumentaram quase 30% em Goiás, no ano passado, em comparação com 2015, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) aos quais o G1 teve acesso. Segundo a Polícia Civil, a região de Anápolis, a 55 km de Goiânia, é onde se concentra a maior incidência desse tipo de crime.
Conforme os números, somando furtos e roubos, em 2015 foram registrados 757 casos. Já em 2016, foram 981. Nesse período, Anápolis concentrou cerca de 11% dos crimes. O titular da Delegacia Estadual de Repressão a Roubo de Cargas (Decar), Alexandre Bruno Barros, explica que Anápolis é visada por quadrilhas especializadas nesse tipo de crime devido às características geográficas e econômicas.
O delegado confirma que houve um aumento na quantidade de furtos e roubos de carga no estado. Porém, ele revela que em grande parte há o envolvimento direto ou indireto dos motoristas dos caminhões. Em alguns casos eles sõa aliciados pelos criminosos, em outros, têm as famílias ameaçadas pelas quadrilhas.
Polícia Federal cumpre mandados durante força-tarefa que combate roubo de cargas em Goiás (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Polícia encontra grande quantia em dinheiro em casa de suspeito (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Polícia Federal cumpre mandados durante força-tarefa que combate roubo de cargas em Goiás (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Quadrilha usava bloqueador de sinal para dificultar rastreamento da carga (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
PF faz ação para combater roubo de cargas em Goiás e no Distrito Federal (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
PF faz ação para combater roubo de cargas em Goiás e no DF (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Fonte:Reprodução/G1goias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.