OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

15 de novembro-Proclamação da República Brasileira.VALE A LEITURA.


A Proclamação da República Brasileira foi o resultado de um levante político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo e deportando o então chefe de estado, imperador D. Pedro II.


A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderados pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano (1889-1891) que se tornaria a Primeira República Brasileira.

Marechal Deodoro da Fonseca foi herói na guerra do Paraguai (1864-1870), comandando um dos Batalhões de Brigada Expedicionária. 

Viva o Brasil 🇧🇷

Viva a República Brasileira 🇧🇷

Com a colaboração de informações e fotos de Coronel Urzêda.

NOTA DO BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE:

Bonfinenses (Silvanienses) ilustres como Coronel Vicente Miguel e Braz Abrantes, lutaram há 155 anos atrás, bravamente,  juntamente a outros milhares de brasileiros na Guerra do Paraguai, evitando assim, que grande parte do território brasileiro fosse tomado, sobretudo, o estado do Mato Grosso.

Coronel Vicente Miguel, faleceu durante a guerra em razão de doença epidêmica.Em sua memória familiares doaram um lustre de prata (que atualmente encontra-se, fixado por uma corrente em uma travessa de madeira sobre a nave central da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim de Silvânia) com dizeres gravados, o referido lustre era aceso ao adicionar água sobre pedras de carbureto em seu interior, que produziam chamas.

Coronel Vicente Miguel, da nome a uma extensa rua onde está entre outras, sediada a agência dos Correios em Silvânia.


Braz Benjamin da Silva Abrantes (Silvânia, 3 de fevereiro de 1841Goiás Velho, 27 de maio de 1923) foi um militar, professor e político brasileiro. Sobrinho do exímio orador sacro e cavaleiro da ordem de Cristo, padre Antonio Luiz Braz Prego, que foi vigário da freguesia de Santa Cruz de Goiás.

Fez curso superior na Escola Militar em 1872. Foi professor e militar. Florianista, participou do movimento de dezembro de 1891. Como tenente-coronel fez parte da Junta Governativa de Goiás de 19 de fevereiro de 1892 a 17 de julho de 1892. Afastou-se do grupo oligárquico dos Bulhões em 1899. Ficou ao lado do senador Glicério, na cisão do Partido Republicano Federalista (PRF). Quando capitão, foi professor-interino da cadeira de aritmética e geografia no seminário de Santa Cruz.
Foi oficial do exército, reformando-se como general-de-divisão, com graduação de marechal em 5 de setembro de 1906. Participou da Guerra do Paraguai. Foi um dos fundadores do Clube Militar. Foi condecorado com as medalhas de mérito militar nas campanhas do ParaguaiArgentina e Uruguai.
Foi interventor de Goiás por ordem de Floriano Peixoto de 1891 a 1892 e vice-presidente de 1917 a 1921. Foi senador pelo estado de Goiás de 29 de maio de 1906 a 31 de janeiro de 1915. No Senado Federal do Brasil foi membro da Comissão de Obras Públicas e Empresas Privilegiadas e de Agricultura, da Comissão de Comércio e Indústria e Artes. O ex interventor Pedro Ludovico Teixeira devotava-lhe terna afeição. Bem no princípio das "Memórias", auto-biografia de Ludovico, 1973, editada pela Livraria Editora Cultura Goiana, de Goiânia, consta o seguinte: "impõe-se-me prestar homenagem na primeira página a três pessoas: minha mãe, Josefina Ludovico de Almeida, ao meu protetor Marechal Braz Abrantes e à minha esposa, Gercina Borges Teixeira, que me ajudaram a enfrentar as dificuldades da vida".
Fonte:Reprodução/Wikipédia

Coronel Braz Abrantes, além dos grandes feitos e de sua vasta história de vida, dá nome a um município goiano e a ruas e logradouros públicos no Estado.

            BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE:

             HÁ SEIS ANOS, INFORMAÇÃO COM             

                                    CONFIANÇA,

            CREDIBILIDADE E  IMPARCIALIDADE!

                  A FAVOR DO CIDADÃO DE BEM.

Curta e siga a página do Blog Olhar Cidadão Silvaniense, no Facebook, e também fique atualizado com as lives (vídeos ao vivo) que poderão ser produzidos e visualizados a qualquer momento.

       

PUBLICAÇÕES PODERÃO SER ATUALIZADAS A QUALQUER MOMENTO.

BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE, REFERÊNCIA EM INFORMAÇÃO, INDISCUTIVELMENTE, VOCÊ BEM INFORMADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.