O Ministério Público de Goiás (MPGO), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e em parceria com o Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar de Goiás, deflagrou na manhã desta terça-feira (18/11) a Operação Cifra Vermelha, com o objetivo de desarticular uma rede de lavagem de dinheiro da facção criminosa Comando Vermelho.
A operação teve por objetivo o sequestro de R$ 28.108.51,70 e de veículos de propriedade dos investigados, membros do Comando Vermelho, além do cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão preventiva e temporária.
Investigação teve início há 1 ano
A investigação do Gaeco/MPGO, iniciada há 1 ano, contou com o deferimento de inúmeras medidas de afastamento de sigilos e análise de extenso fluxo financeiro da facção.
Descobriu-se que integrantes do Comando Vermelho, com atuação no tráfico de drogas, constituíram empresas de fachada com o único objetivo receber, ocultar e difundir dinheiro oriundo de atividades criminosas da facção, especialmente o tráfico de drogas.
Além disso, apurou-se que um casal exerce a função de liderança desse núcleo financeiro da facção, valendo-se, inclusive, de contas bancárias abertas em nome dos próprios filhos adolescentes (12 e 14 anos de idade) para movimentar e ocultar quantias depositadas por traficantes ligados ao Comando Vermelho em Goiás.
As investigações também revelaram que centenas de indivíduos ligados à facção faziam uso das empresas “laranjas” constituídas pelo casal e por pessoas sob sua influência para transacionar valores na ordem de milhões de reais. Um contador, responsável pela criação das empresas “falsas”, foi preso na operação deflagrada hoje.
A partir de agora, os documentos e aparelhos eletrônicos apreendidos serão analisados a fim de identificar outros possíveis núcleos financeiros ligados à facção no Estado de Goiás.
As promotoras e os promotores do Gaeco ressaltam que a operação de hoje integra ações recentes voltadas ao enfrentamento de facções criminosas em solo goiano, tais como Sintonia Goiás, Família, Irmandade do Crime, Honoris Criminis, Mensageiro, Sintonia do Entorno, Laço Oculto e Vigília.
Fonte:Reprodução/MPGO.
BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE:
INFORMAÇÃO COM CONFIANÇA,
CREDIBILIDADE E IMPARCIALIDADE!
A FAVOR DO CIDADÃO DE BEM.
A NOTÍCIA COM EXATIDÃO,
SEM MAQUIAGEM, EM PRIMEIRA MÃO.
ANUNCIE NO BLOG OLHAR CIDADÃO
SILVANIENSE, TODO MUNDO VÊ.



0 comments:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.